Avaliação de ouro e diamantes

Avaliação de ouro e diamantes

O uso dos Diamantes na Indústria

 

Avaliação de ouro e diamantes, Atualmente, 80% dos diamantes extraídos são utilizados na indústria, desses 20% que vão para a joalheria, só 5% tem mais de 1quilate. Avaliação de ouro e diamantes. É necessário remover em média, 250 toneladas de minério para se encontrar um quilate de diamante de boa qualidade.

As categorias que identificam a qualidade dos diamantes

 

 

Para se identificar um diamante existem 4 índices de avaliação. Eles são chamados os  “4Cs”  que significam:

  • Cut (Lapidação)
  • Carat (Peso)
  • Clarity (Pureza)
  • Color (Cor)

 

Lapidação

 

Existem diversas formas de lapidação. A mais usada é a redonda. Algumas bem conhecidas são: princess, esmeralda, baguete, gota, pêra, triângulo, oval, coração, entre outras. Hoje, além das lapidações padrão, existem também as que fazem desenhos com corte a laser nos diamantes, entre elas, as formas de estrela, letra, cabeça de cavalo e lua.

Avaliação de ouro e diamantes. A lapidação, com suas precisas e milimétrica facetas, trazem à gema as características de beleza que só serão possíveis através da:

  • Luminosidade (luz refletida de um diamante)
  •  Do fogo (dispersão da luz nas cores do arco-íris)
  • E da cintilação (flashes de luz e brilho do diamante quando se move).

 

Pureza

 

Um diamante Flawless (grau mais alto de pureza de um diamante) é considerado um “investimento”  por conta da sua raridade.

Para determinar o grau de pureza,  é considerado o tamanho, a natureza, a posição, a cor ou realce das inclusões, e as quantidade dessas características visíveis sob a lente de aumento de 10X.  Criado pela GIA (Gemological Institute Of America) a escala de pureza de um diamante possui onze graus, que vão desde a Flawless a Inclusion3 ( de “Puro” a “Inclusão3”).

 

Carat – Quilate

 

A unidade de peso usada para o diamante é o quilate (abreviado como “ct”) e corresponde a 0,20 gramas. Cada quilate corresponde a 100 pontos. Então, um diamante com ½ quilate terá 50 pontos.

COLOR – COR

 

Os diamantes são avaliados pela cor da seguinte forma: Quanto menos cor, mais alto seu valor!

A escala de cores dos diamantes é identificada por letras que se estendem de D (totalmente sem cor) a Z (amarelo acentuado).

Porém, a “cor amarela” é valiosa e rara e não pertence a escala de cores de “D” a “Z” acima.  Assim como os outros diamantes “Fancy”, que são os que tem cores excêntricas ou extravagantes, como, laranja, rosa, azul, vermelho, verde… Por sua raridade entram em outro patamar de valor acima da escala de cores dos chamados diamantes brancos.

É raro encontrar um diamante totalmente sem cor. A maior parte dos diamantes utilizados na joalheria são quase incolores ou com tonalidades de amarelo ou marrom.

 

A Garantia

 

É fundamental no momento da aquisição de um diamante, (Avaliação de ouro e diamantes), que essas informações sejam passadas, para que se tenha total conforto na hora da compra. O diamante com Certificado de Garantia trás nele todas essas especificações.

 

Por Cris Porto

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.